Portfolio

 

20 anos de jornalismo e  publicações. Nove anos de Educomunicação em programas e projetos, planejamento de comunicação e facilitação de processos participativos. 150 mil km rodados pelo país, em quase todos os Estados. Confira produtos realizados:

Campanha de comunicação para divulgação do Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Produzido para o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) a partir de oficina de planejamento coletivo com técnicos. Foram criados cartilha, calendário, banners, spots de rádio, perguntas & respostas e o video acima, com criação de personagem e roteiro em parceria com a  ww.

Rede de Jovens Comunicadores dos Rios Jaú e Unini

Planejamento e coordenação da atividade educomunicativa, que mobilizou 30 jovens ribeirinhos do Parque Nacional do Jaú e da reserva Extrativista do Rio Unini (AM), a partir de oficina e trabalhos de campo, para que participassem da revisão do plano de manejo do parque. Mais de 30 programas de rádio e videos feitos pelos próprios jovens, disponibilizados em canal no Youtube (videos), Soundcloud (rádio) e Facebook.

Implementação da Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental (ENCEA)

Criação de projeto que venceu licitação junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). Sistematização de experiências de Educação Ambiental e Comunicação para Unidades de Conservação e oficina participativa para consultora junto a gestores do ICMBio, com o objetivo de implementar a ENCEA como política pública. A sistematização de experiências resultou em livros eletrônicos.

Comunicação para a Comissão Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT)

Junto a Solar Consultoria, planejamento de comunicação para a CNPT (hoje conselho). Apoio na construção de um banco de dados e organização do portal Ypade, atualização de redes sociais e estratégias de educomunicação para a cobertura de encontros da CNPCT - onde os próprios atores sociais, representamtes de Povos e Comunidades Tradicionais, construíram áudios.

Sistema de Indicadores Socioambientais Para Unidades de Conservação (SISUC)

Consultoria realizada junto ao Grupo Natureza, Sociedade e Conservação, de Brasília (DF). Planejamento pedagógico e produção de cartilha de treinamento para capacitar gestores de UCs na utilização do sistema de indicadores - diagnóstico de UCs amazônicas. O trabalho teve ainda apoio de facilitação e relatoria de oficina de aplicação do SISUC junto ao conselho da RDS do Rio Amapá, em Manicoré (AM).

Recomendações para a consulta pública da Estratégia Nacional de REDD+

Consultoria junto ao Ministério do Meio Ambiente/Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, para a realização da consulta e sugestões para planejamento de comunicação.

Simpósio Políticas Públicas de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis

Produção do site do evento organizado pelo Laboratório OCA-Esalq/USP e animação da rede social de mesmo nome, a partir de campanha de mobilização socioambiental envolvendo os participantes. 

Programa Nas Ondas do Rádio

Atuação como formadora de Educomunicação pela Secretaria Municipal de São Paulo, criando materiais pedagógicos, planos de aula e formação sobre temas diversos (rádio, jornal impresso e educomunicação socioambiental). Acompanhamento de coberturas educomunicativas colaborativas - projeto Imprensa Jovem. Acompanhamento dos educadores indígenas guarani mbyá em São Paulo, criando mídias para registro da memória das crianças, em video e áudio, incluindo exercícios de animação.

Trilha do Chocolate - Vivência da natureza para crianças em eventos

Atividade criada e realizada sob encomenda para a Amma Chocolates, para o Salão Internacional do Chocolate, em Salvador (BA). O espaço infantil do evento (uma sala) ganhou trilha sensitiva para as crianças sentirem as etapas de elaboração do chocolate - leia aqui. Além disso, houve atividades monitoradas como pintura, brincadeiras inspiradas no livro Vivências com a Natureza, de Joseph Cornell.

Comunicação, Educação Ambiental e gestão participativa - Parque Nacional do Pau Brasil

Consultoria realizada para o ICMBio, com parceria do Projeto Corredores Ecológicos, em Porto Seguro (BA). O conselho consultivo do Parque foi renovado para 2011-2013, e os conselheiros passaram por oficinas sobre gestão participativa, acesso a informação, papel do conselho e de instituições e planejamento de comunicação coletivo. Também houve atividades de Educomunicação com oficinas de jornal impresso (cinco mil exemplares), exposição de fotografias com o entorno do parque e um livro sobre a experiência.

Projeto de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento (PEAMSS)

Planejamento e execução de ações de comunicação e construção de metodologias participativas de educação ambiental, estratégias de mobilização e comunicação comunitária para o projeto, que envolveu 13 municípios baianos, e coordenação dos 40 integrantes da equipe. O planejamento de comunicação e avaliação foi feito participativamente. Como resultados, foram criados ambientes virtuais de aprendizagem, site e mais de 40 mídias colaborativas gerando informações sobre os municípios.

Educcomunicação no Parque Nacional do Descobrimento e Resex Marinha do Corumbau - Criação e aplicação de oficinas de jornal comunitário (como o Tanara), cultura e cidadania para comunidades rurais e de pescadores, incluindo produção de caderno metodológico. Como resultado da consultoria, foram produzidos dois jornais comunitários, e um evento cultural de divulgação, além da articulação comunitária em conselhos gestores. O relatório final do projeto está disponível para consulta.

Projeto Água de Beber... Instituto Supereco

Patrocinado pela Petrobrás, no litoral Norte de São Paulo, contou com a elaboração de matriz pedagógica e organização e contratação de oficineiros e prestadores de serviços (produtores de rádio, entre outros), articulação com secretarias de meio ambiente e de educação. A comunidade local participou de 120 programas de rádio com temáticas socioambiental e cultural e oficinas de fotografia/fotonovela. Facilitação de ações como mutirões de conscientização e produção de video, e mobilização de jornalistas locais.

Kits pedagógicos com leitura crítica de mídia

Junto a ed. Horizonte Geográfico, foram construídas propostas de kits contendo cadernos pedagógicos com atividades para a sala de aula, utilizando mídias e temas interdisciplinares: florestas e manejo (Shell/Instituto Mamirauá), água, cidadania e cultura (Fosfértil).

Plano de aula sobre desmatamento

Encomenda para a revista Nova Escola, com a proposta de promover uma sequência didática sobre causas e consequências da destruição das matas em nosso território. Produzido em parceria com os geógrafos Rosângela Doin de Almeida e Adriano Picarelli.

Tecnologia ao Alcance de Todos

Reportagem de capa para a revista Nova Escola, em 2006, sobre inclusão digital no universo escolar. Foi a primeira grande reportagem temática sobre o movimento das Tecnologias de Comunicação e Educação (TICs) na educação formal.

Em Defesa do Planeta

Reportagem de capa para a revista Nova Escola, em 2007, sobre experiências de educação ambiental no universo escolar. Primeira grande reportagem sobre este tema em mídia impressa.

Na Colheita, Tudo o que Reluz é Capim Dourado

Reportagem e fotos para a revista Bons Fluídos/Ed. Abril, sobre o Jalapão (Tocantins) e o capim dourado.


educom verde comunicação e educação ambiental